BARREIRAS 2030 – UMA VISÃO ESTRATÉGICA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

15 de abr de 2016

BARREIRAS 2030 – UMA VISÃO ESTRATÉGICA.


Por Maglon Ribeiro

A coisa mais importante deste mundo não é onde você está, mas para onde está indo”.

Oliver W.Holmes

A partir de 2017 Barreiras terá um novo Plano Diretor Urbano. O novo Plano Diretor Participativo. Um plano construído pelos barreirenses, e não para os barreirenses. Manifesta nesse plano a expectativa da população em torno de um novo tempo. Dos desafios quanto ao futuro extraído dos desejos, reais necessidades e demandas da população.

Fomos para os bairros, zona urbana e rural, ouvimos as pessoas. Foram 20 escutas públicas. Reunimos os técnicos das diversas temáticas que envolvem o plano, que muito contribuíram com os seus conhecimentos. A participação ativa da sociedade civil está sendo algo marcante na revisão do Plano Diretor do nosso município. A partir desse empenho podemos dizer que nós, os barreirenses, estamos entregando para os futuros gestores, que estarão à frente da administração da cidade até 2030, concretamente, sem que que seja necessário inventar mais nada, programas, propostas factíveis e metas extraídas na leitura dos sentimentos, demandas, expectativas e anseios do nosso povo.

O que esperamos de fato? Um futuro melhor para todos os barreirenses, é claro. Necessário se faz criar um mecanismo para que as ações delineadas no novo PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO sejam inseridas na nova AGENDA MUNICIPAL. O novo plano diretor apresenta-se como um novo modelo de gestão para o nosso município, desdobrado em um plano de ação, com inicio e fim dos projetos propostos.

Barreiras é uma cidade de um novo tempo e que precisa desenvolver na direção de novas estruturas, com os olhos voltados para o seu futuro. Onde queremos chegar? Devemos Confiar no potencial das novas gerações que , creio, estão olhando para Barreiras com uma visão ampla e assim queremos, que seja irrestrita.

Para avançarmos nesse sentido precisa-se ter como base o que transfigura o PLANO DIRETOR, que passa a ser em outras palavras, oficialmente aprovado pelo legislativo, o nosso plano estratégico de ação, que tem em sua concepção, a partir de um diagnóstico situacional, as demandas mais latentes, as necessidades da população, os desejos de um povo para a sua cidade, expressando as suas potencialidades, percepções, solução de problemas e alternativas para a cidade,com a participação e o esforço de todos os atores sociais.

Cabe-nos adotar o sistema de planejamento estratégico, que é o caminho para um gerenciamento urbano e dinâmico, capaz de lidar com os novos desafios que enfrentam a cidade, favorecendo a tomada de decisões no presente, em função das suas consequências futuras. 

O novo Plano Diretor Participativo incorpora essa linha de pensamento e traz um projeto para Barreiras, trabalhando o presente, mas com uma visão de futuro – para os próximos 10 anos - melhor para todos. O novo Plano Diretor é uma revisão do plano que existe desde 2004 e, nesse aspecto, queremos parabenizar o atual prefeito, Antonio Henrique, por ter aberto a possibilidade de fazermos esse trabalho, de extrema importância para a nossa cidade.

BARREIRAS 2030 traduz a concepção de um modelo de cidade que seja melhor para se viver e trabalhar. Por meio de uma gestão onde os órgãos da administração municipal possam integrar suas ações num único plano que consiga unir os vários segmentos da sociedade: comerciantes, agricultores, pecuaristas, indústria, comunidades, associações de bairro, sindicatos dentre outros, numa coesão de forças que esses diversos segmentos trarão, para que se possa chegar lá, na cidade que queremos. Indispensável para o sucesso de um programa dessa natureza é a participação da sociedade, agora e depois durante a execução. E isto está acontecendo, o que dará, sem dúvida, substância à sua execução, e, mesmo diante das dificuldades previsíveis e das incertezas, concretizar as iniciativas e ações previstas no PLANO, para que ele seja uma realidade nos próximos 10 anos.

A dinâmica econômica que se imprimiu na região, através da agroindústria, modificando a base economia do município e apresentando uma nova territorialidade econômica, passando de matriz completamente desconhecida para o Estado, dentre todos os espaços econômicos do território da Bahia, para o que experimentou uma das mais significante expansões de sua produção agrícola, tanto de vista do volume físico quanto do produção de grãos, tendo a soja como cultura principal que fez da cidade de Barreiras a cidade polo da região e, como tal precisa colocar em prática um plano de cidade modelo: modelo de estrutura urbana,bem cuidada, sustentável,um plano local próprio, integrado, com a cara do nosso povo, uma cidade que terá como principal função social a qualidade de vida.

A adoção de um sistema de planejamento e novas tecnologias de gestão. O novo plano diretor que agora entregamos (executivo e a sociedade) para a cidade é o ponto de partida para um novo modelo de gestão. 

Diante das possibilidades expressas no novo PLANO DIRETOR e do esforço de todos, Barreiras em 2030 será uma cidade totalmente urbanizada, bem cuidada, com a maioria das ruas pavimentadas, saneamento básico bairro-a-bairro, a maior parte dos bairros será equipado com centro de esporte e lazer ,com quadras poliesportivas para a prática dos mais diversos esportes. Trânsito eficiente, seguro, fluindo e que conte com a participação dos cidadãos. Barreiras cidade que firma-se como cidade universitária. Barreiras com centros avançados de cuidado à saúde do seu povo. Barreiras de geração de emprego e renda com ampliação do parque industrial, explorando a vocação econômica do município, sobretudo com uma agricultura familiar fortalecida. Barreiras numa posição consolidada de um dos mais avançados polos agroindustriais do Brasil, além de atrativa para novos investimentos. Enfim uma cidade sustentável, de oportunidades de melhor qualidade de vida, dentro dos padrões modernos de cidade em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.