0

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e convidados do colegiado participaram, nesta quinta-feira (10.03), no Hotel Ponta Verde, em Maceió (AL), do primeiro dia do curso de capacitação em mediação de conflito de uso de recursos hídricos. Realizado pelo especialista em recursos hídricos, professor e doutor Valmir Pedrosa, o curso proporcionou uma contextualização histórica dos conflitos pelo uso da água no Brasil e em diversas partes do mundo. O curso prossegue até amanhã (11.03).

Pedrosa reuniu legislação, casos teóricos e práticos para nortear os registros de conflitos de uso da água bruta, além de discutir técnicas de encaminhamento. de soluções. “Procuramos estimular o consenso, porque é o melhor caminho para resolver os conflitos”, defendeu. Para ele, se não houver esse sentimento, nenhum colegiado consegue sanar os problemas existentes. Para o trabalho, ele também conta com a participação de outros dois consultores, Alex Gama e Luiz Gustavo Moura Reis.

O coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), integrante da estrutura de funcionamento do CBHSF, Roberto Farias, foi quem propôs realizar a capacitação. Isso porque cabe à CTIL analisar os casos de conflito de uso que são demandados ao Comitê. “A qualidade do curso está superando as expectativas. Posso dizer que está sendo excelente”, avaliou.


Ainda conforme sua opinião, a qualidade do material elaborado pelos consultores, bem como a didática utilizada para a atividade foram muito bem pensadas, o que satisfez aos participantes. Membro do Comitê, Luiz Alberto Rodrigues Dourado referendou as palavras de Farias. “Está sendo maravilhoso, por oferecer a teoria e a prática de forma equilibrada”, resumiu Dourado. Promotor da promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Alberto Fonseca destacou que a apresentação da legislação atualizada e o conceito de construção do consenso mostram que os consultores estão “antenados” com a realidade.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo