COMETAS "GÊMEOS" PASSARÃO RASPANDO PELA TERRA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

22 de mar de 2016

COMETAS "GÊMEOS" PASSARÃO RASPANDO PELA TERRA.


Dois possíveis cometas "gêmeos" estão passando de raspão pela Terra durante esta semana.

De acordo com a NASA, a passagem dos dois corpos celestes teria ainda uma novidade extra pelo fato de as rochas possuírem um parentesco muito próximo. A agência norte-americana suspeita que as pedras espaciais seriam, na verdade, parte de um cometa maior. Os motivos são que os cometas estão basicamente na mesma órbita e possuem a mesma idade: em torno de cinco anos.

O primeiro deles fez sua passagem "rasante" pela Terra (falando em distâncias astronômicas) nesta segunda-feira. O cometa chamado de 252P/LINEAR, com aproximadamente 230 metros de diâmetro, passou por nosso planeta a uma distância de 5,2 milhões de quilômetros. Hoje será a vez do seu irmão, o P/2016 BA14, que só foi identificado em janeiro. Ele passará um "pouco" mais perto de nós: a 3,5 milhões de quilômetros. 

O P/2016 BA14 é o terceiro cometa a chegar mais perto do planeta que se tem conhecimento. 


O que esteve mais próximo de nós foi o Lexell, no dia 1° de julho de 1770, quando esteve a 2,2 milhões de quilômetros.O segundo a passar mais perto foi o C/1983 H1 (IRAS-Araki-Alcock), a 4,6 milhões de quilômetros. 

Fontes: Folha de São Paulo , DW  / Imagem: Solarseven/Shutterstock.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.