0

Na manhã desta quinta-feira, 24 de março, o Prefeito Antônio Henrique (PP) em parceria com o Governo do Estado, realizou a entrega de 95 títulos de posse de propriedades rurais para pequenos produtores da Zona Rural do Município. A cerimonia de entrega ocorreu no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e contou com a participação de diversas autoridades. Estiveram presentes o Secretário da Fazenda de Barreiras Pedro Antônio, o Secretário de Administração Antelmo, o Vereador Otoniel Teixeira (PDT) e o Diretor Geral da ADAB Oziel Oliveira (PDT).


O Prefeito Antônio Henrique afirmou durante sua fala que a entrega destes títulos é muito importante pois aqueles pequenos produtores que estavam recebendo as suas posses de terra não são de reformas agrárias e a falta deste documento acabava os prejudicando perante os bancos e outros órgãos que poderiam estar ajudando em suas produções, más que a sensibilidade do Governador Rui Costa (PP) e dos responsáveis pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) irá mudar definitivamente a vida destes barreirenses.


"Eu fico muito satisfeito porque estou vendo esse povo alegre. Antes eles não tinham nenhuma garantia destas terras e agora contarão com essa tranquilidade. São áreas pequenas, mas muito importante para todos eles. Em meus mandatos anteriores eu criei e fortaleci o programa ProVale para dá um amparo a este povo que tanto necessita e mesmo assim produzem e trazem seus alimentos para vender na cidade!" Disse Antônio Henrique.


Já o Diretor Geral da ADAB Oziel Oliveira afirmou que a entrega destes títulos de posse tem sido um trabalho muito importante que o Governador Rui Costa tem feito em todo o estado através da Secretária de Desenvolvimento Rural. Para ele este é um avanço muito grande pois muitas vezes essas famílias trabalhavam diariamente com medo de perder as suas terras ou não produziam mais por não conseguirem financiamentos para compras de equipamentos junto aos banco por falta de documentação.


"Eu acho que é um grande avanço social e a Secretaria de Desenvolvimento Rural tem feito este trabalho através da ADAB também que trás a seguridade do alimento produzido seja ele o leite ou peixe. Através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia que as pessoas podem certificar seus produtos para vender nas feiras, como por exemplo na feira do peixe que ta sendo realizada em Barreiras. Então estes produtos são trabalhados e fiscalizados juntos aos nossos veterinários que os certificam garantindo sempre a qualidade desejada pelos consumidores!" Afirmou Oziel.


O Vereador Otoniel Teixeira disse estar muito feliz em ver aqueles barreirenses recebendo a documentação de suas terras. O parlamentar ainda afirmou que essa posse será importante para garantir o aumento da produção destes pequenos agricultores que agora contam com documento que os ajudaram a contratar empréstimos junto a instituições financeiras podendo assim adquirir novos equipamentos e fazer investimentos em suas propriedades.


"Todo cidadão que mora na sua terra que é posseiro da terra, é o verdadeiro dono, más para os órgãos oficiais, para a justiça, o que importa são os documentos, então esse cidadão que já mora a 50 anos em suas terras não tinham condições nenhuma de chegar em um banco, como por exemplo o Banco do Nordeste e tentar contratar o Pronafe. Ele não conseguia porque ele não tinha documentos e se ele quisesse pegar um empréstimo em qualquer outro banco ele também não ia conseguir. Então esse titulo é um registro oficial onde eles passam a ser de fato os donos da terra e podem trabalhar até em escalas maiores." Finalizou.

Da redação Tv Web Barreiras.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo