0

O prefeito em exercício, Paê Barbosa, visitou os presidentes da Associação de Agricultores e Irrigantes – Aiba, Júlio Busato e da Associação de Produtores de Algodão – Abapa, Celestino Zanella. Em pauta, a criação de uma força tarefa para combater focos do mosquito Aedes aepypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Apesar de Barreiras registrar o índice de 0,23% de infestação, abaixo do preconizado pelo Ministério de Saúde que estabelece até 1% como referência de controle, o desafio das ações é manter a média e garantir a segurança da população.


A mobilização entre as instituições e o poder público municipal prevê a desobstrução de terrenos baldios, canais, e espaços ociosos por meio da utilização de máquinas e tratores. “Buscamos o apoio da Aiba e da Abapa porque entendemos que a hora é bastante oportuna para intensificar as ações, devido ao período de chuvas. Outras instituições como o 4º Bec também estão sendo convocadas”, disse Paê.

O presidente da Abapa considerou a iniciativa bastante oportuna e disse que irá buscar o apoio voluntário dos produtores. “Acredito que a causa fará com que os agricultores se mostrem dispostos a ajudar, é essencial a união de todos para que a população fique mais tranquila diante do quadro alarmante de Microcefalia associado ao Zika Vírus”, falou Zanella. As duas instituições avaliarão qual a melhor forma de aderir à campanha de combate.


Situação de Emergência - Na última terça-feira, 02, o prefeito em exercício declarou situação de Emergência na Saúde Pública de Barreiras pelo período de 180 dias por possível epidemia de dengue e introdução dos vírus Zika e Chikungunya. O Decreto 061/2016 autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Serviços Públicos e Transporte e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, na adoção de medidas administrativas preventivas e corretivas necessárias à imediata resposta por parte do Poder Público à situação vigente.

Desde dezembro passado a prefeitura está liderando um trabalho ininterrupto de com a participação de todas as secretarias de governo para intensificar as ações de controle da proliferação do mosquito em Barreiras. O cronograma é extensivo a todos os bairros com limpeza, visitas domiciliares e orientações aos moradores. Nas unidades de saúde os cuidados e apoio às grávidas foram redobrados. “Tudo que estiver ao nosso alcance para combater o mosquito Aedes aegypti, será feito”, disse o prefeito em exercício.

Dircom.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo