NETOS DE MOMO VALORIZAM CARNAVAL CULTURAL DE BARREIRAS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

11 de fev de 2016

NETOS DE MOMO VALORIZAM CARNAVAL CULTURAL DE BARREIRAS.


O bloco cultural Netos de Momo levou ontem, 07, para as ruas do Centro Histórico de Barreiras, 858 km de Salvador, a alegria dos antigos carnavais com foliões fantasiados cada qual à sua maneira, ao som de frevos e marchinhas, mantendo uma tradição com cerca de 50 anos, de desfilar sempre na tarde do domingo de carnaval.


Vim conhecer Barreiras, mesmo sabendo que o carnaval oficial tinha sido cancelado”, afirmou a estudante brasiliense Camila Gomes, 24 anos, acrescentando que “poder participar deste bloco Netos de Momo foi uma surpresa muito boa, pois me sinto uma criança brincando pelas ruas. Bom demais!”, asseverou.


Sem cordas e independente (da programação quando tem carnaval oficial na cidade), o Netos de Momo se caracteriza por reunir várias gerações de foliões e promover encontros entre pessoas da cidade que moram fora e retornam no período do carnaval.

Com concentração na praça Anphilóphio Lopes (em frente a igreja de Santa Terezinha) o cortejo seguiu um roteiro pré-determinado, fazendo visitas a residências de alguns dos foliões, que ofereceram bebidas e comidas aos participantes, e terminou no início da noite nos arredores do cais do rio Grande.



HOMENAGEM – Outros blocos independentes têm animado os foliões que estão na cidade, sendo recorrente a homenagem em memória do carnavalesco José da Mata Nunes, mais conhecido como Zé de Hermes, que morreu em 2015.

Com esta proposta hoje, 08, à partir das 17h o Instituto São Francisco de Arte e Cultura (Isfac) realiza o Abraço do Zé do Hermes com concentração no Bar do Vierinha, em anexo ao Mercado Cultural Caparosa, Centro Histórico.

Aliando folia e generosidade, a direção do Isfac pede a todos que levem um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas para as pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram na região no mês passado.

Amanhã o Bloco da Rola, criado na década de 60 do século passado, também fará a festa pelas ruas centrais ao som de bandinhas, repetindo a dose da noite de sábado, 06, quando o bloco agitou o Centro Histórico.

ARTE E LOUCURA – O bloco Jovens Baianos estará agitando o Trapiche amanhã, 09, com o caranaval animado pelas bandas Fi di Lunga e Milho Cru. O tema deste ano é Arte e Loucura em referência ao artista Salvador Dali e a Frida Kahlo.

Por Miriam Hermes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.