MARKETING POLÍTICO EM CIDADES PEQUENAS - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

15 de fev de 2016

MARKETING POLÍTICO EM CIDADES PEQUENAS


Por Maglon Ribeiro
Consultor Político

Uma campanha em uma cidade pequena precisa de marketing político? A cidade de Catolândia, município situado no Oeste da Bahia,com aproximadamente três mil habitantes, uma cidadezinha carinhosa, gosto de lá, tenho amigos na cidade, trabalhei na estruturação do PPA 2014;2017 do município, por menor que seja o município, o candidato para aumentar as chances de vitória, precisa fazer marketing.Em qualquer cidade um candidato precisa de estratégias de marketing eleitoral.

Mas marketing eleitoral não cabe em cidades pequenas, diz alguns.Como? Se na cidadezinha as pessoas têm acesso ao jornal nacional, usam o whatssap, acessam ao facebook, TV a cabo, enfim chegam lá os avanços tecnológicos, porque então não se utilizar das tecnologias de marketing para potencializar um candidato político? Saiba que se você acha que não precisa de marketing, o seu concorrente poderá contratar uma consultoria e tirar vantagens de você.

Em se tratando de eleitor,em qualquer lugar, cidade pequena, as pessoas tem suas demandas sociais, expectativas, sentimentos que precisam ser detectados para que as propostas, o plano de governo e o discurso do candidato sejam alinhados com os anseios da população.Através de um diagnóstico do momento político que a cidade atravessa é possível levantar informações fundamentais para nortear a campanha política.E , por meio de dados relevantes pautá-la.

Certa vez fui fazer um trabalho num distrito pertencente a um município vizinho a cidade de Barreiras, e vejam a importância de está sintonizado com os anseios dos habitantes do lugar:O prefeito tinha como objetivo de gestão fazer reforma de escolas, enfim melhorar a estrutura dos equipamentos educacionais no distrito.Ouvindo os moradores do lugar, através de uma pesquisa ,detectamos que a maior demanda, a necessidade mais urgente dos moradores do distrito era torres de celular.O que isso nos aponta? Se você não pesquisa as reais necessidades dos habitantes, pode fazer um bom trabalho, mas não agradar , se não atender as demandas mais latentes.Por outro lado, um candidato pode fazer um bom discurso, mas não falar o que o povo quer ouvir.

Na última eleição para prefeito fiz consultoria na cidade de Itaparica, no recôncavo Bahiano, de aproximadamente 15 mil eleitores, e ali pude perceber quanto o marketing é importante numa campanha com poucos recursos, onde as estratégias e as táticas funcionavam por meio de criatividade. Toda a equipe de colaboradores, a maioria voluntários, era orientada utilizando-se as ferramentas de marketing, a estratégia central da campanha, as peças publicitárias, os programas de rádio, o canal 12, com entrevistas e falas dos candidatos ,as carretas, passeatas, comícios, campanha porta a porta...

O marketing lhe dá o direcionamento a partir de uma leitura correta do ambiente eleitoral, os novos valores do eleitorado e as motivações de voto, orientando o posicionamento adequado do candidato, os temas principais para cada distrito, os temas para as política públicas para os jovens, para os idosos, ao lado disso a elaboração de um bom slogan (mote), um bom jingle ,etc. Enfim organizar uma estrutura adequada e estabelecer cronograma de ação e sobretudo dá profissionalismo á campanha.

Marketing no interior, como nos centros urbanos, é um sistema meio, não um sistema fim.Marketing não ganha campanha.Quem ganha campanha é o candidato.Marketing ajuda a diminuir os pontos negativos de um perfil e a maximizar os aspectos positivos.Marketing ajuda o candidato a ganhar a campanha, não simplesmente apelos publicitários como alguns entendem , mas sobretudo desenvolve estratégias que define uma linha de ação, e isto só o especialista de marketing, profissional sabe fazê-lo.

Saiba que campanhas com orientação profissional tem vencido campanhas tradicionais, de candidatos experientes politicamente, que não acreditam em marketing político.Pois bem, candidato, assim como sua cidade pequena os moradores assistem os telejornais, acessa o facebook, utilizar o whatssap, assim também eles podem muito bem aderir a uma candidatura que comunica melhor e fala diretamente às suas expectativas e anseios,com propostas concretas e viáveis,que conseqüentemente orienta sua decisão de voto.

Instrumentos, meios e recursos como estes vindos do marketing, nenhuma campanha, por menor que seja, deve dispensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.