HOSPITAL DO OESTE É REFERENCIA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM PREMATUROS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

16 de fev de 2016

HOSPITAL DO OESTE É REFERENCIA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM PREMATUROS.

O ano de 2016 chegou com uma boa notícia para a saúde! O Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), passa a ser referência na prevenção de doenças respiratórias provocadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças com até 02 anos de idade, nascidas prematuras. O VSR é um dos principais causadores de infecções pulmonares, sendo responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias que acometem esses pacientes.

O tratamento preventivo, antes oferecido apenas em Salvador, pode ser feito agora na unidade hospitalar graças à disponibilização, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), do medicamento Palivizumabe. A SESAB também promoveu um treinamento, com a participação de técnicos do laboratório ABBVIE, responsável pela produção do medicamento, para profissionais do HO, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da UTI Neo Natal, além da equipe de Farmácia do hospital. “Nosso objetivo é que as crianças que fazem parte do grupo de risco sejam medicadas, melhorando assim a qualidade de vida delas e diminuindo o número de internações ”, comentou Magnun Luan, coordenador farmacêutico do HO.

O grupo de risco contemplado com o tratamento preventivo abrange crianças de até 1 ano de idade, desde que tenham nascidas prematuras com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas, e crianças com idade inferior a 2 anos com doença pulmonar crônica em decorrência da prematuridade (displasia broncopulmonar) ou doença cardíaca congênita.

Para receberem a medicação, é necessário que os pais enviem toda documentação da criança para o HO. Em seguida, o farmacêutico da unidade irá analisar a adequação da criança ao grupo de alto risco e posteriormente realizará o agendamento para a aplicação da medicação que ocorrerá entre os meses de fevereiro e julho, em uma sala disponibilizada na própria unidade.

Thianne Lira / ASCOM/HO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.