BARREIRAS: ARQUIVO PÚBLICO E MUSEU MUNICIPAL INSTALAÇÃO DEFINIDA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

29 de fev de 2016

BARREIRAS: ARQUIVO PÚBLICO E MUSEU MUNICIPAL INSTALAÇÃO DEFINIDA.


A vereadora Marileide Carvalho pleiteou o prédio da antiga cadeia pública de Barreiras localizada no centro da cidade, nas proximidades do Cemitério São João Batista, patrimônio próprio do município, para a instalação do Arquivo Público Municipal e fechou a parceria com o prefeito Antonio Henrique, junto a UFOB, e visita nesta manhã de segunda-feira (29/02), às dependências de instalação do Arquivo Público, onde apreciou o espaço físico, para a definição da planta permanente para melhor acolher o Arquivo Público e o Museu Municipal, de acordo com as normas estabelecidas pela Lei Federal nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. 


A visita foi realizada com o prefeito Antonio Henrique, a Secretária de Infraestrutura Simone Kuriki, os professores Rafael Sancho Carvalho professor de História e membro do Colegiado do Curso de História na Universidade Federal do Oeste Baiano – UFOB, professor Prudente Pereira de Almeida, diretor do Centro de Humanidades da UFOB e a Srª Maria Amélia, diretora do Museu Municipal de Barreiras e parceira do projeto Arquivo Público Municipal criado por Marileide Carvalho. 


Durante a visita de averiguação do espaço, a vereadora ressaltou que o local das futuras instalações do Arquivo, é o local ideal. Além de oferecer facilidade de acesso às pessoas, principalmente estudantes para pesquisa, oferece ainda um amplo espaço para funcionamento das atividades que lhe são próprias, bem como “garantirá a posteridade do patrimônio para as gerações futuras, ninguém vai desfazer desse patrimônio no futuro”. Frisou Marileide Carvalho. Portanto encaminhamentos de reformas e reparos do patrimônio já foram autorizados pelo prefeito, com previsão de inauguração no aniversário da cidade em maio. 


O projeto do Arquivo Público Municipal integra o programa cultural, “Memória Viva”, criado também pela vereadora Marileide Carvalho, com o objetivo de manter viva a cultura local, através de atividades como, exposições, saraus, debates, palestras, distribuição de textos e obras literárias, visitas a locais de relevância cultural, “caminhadas históricas”, reavivando na memória da população as origens de sua cidade, além de zelar pela preservação das mais variadas áreas de interesse histórico-cultural e pelo patrimônio imaterial, o que garantirá a promoção da criatividade humana bem como a memória histórica para as gerações futuras. 


Vale ressaltar que essa é uma conquista para Barreiras, que foi a quinta cidade na Bahia a conseguir autorização para implantação do Arquivo público Municipal. Marileide Carvalho reiterou que o projeto além de incentivar a preservação histórica local, resgate e preservação da identidade cultural, trará um benefício imensurável para o município e região.

Ascom. Vereadora Marileide Carvalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.