0

Prestes a comemorar o seu 300º aniversário, a maçonaria britânica traça planos para melhorar sua imagem para acabar com mitos.

Por conta do seu carater fechado, sociedades deste tipo são ligadas a inúmeras teorias da conspiração, aos Illuminati, uma suposta Nova Ordem Mundial e por aí vai. As origens exatas da maçonaria são incertas, mas sua primeira grande loja abriu em 1717, no Reino Unido.

Agora, o assessor de imprensa Mike Baker, da Grande Loja Unida da Inglaterra (UGLE, da sigla em inglês), em Londres, conversou um pouco sobre essa disposição em tornar a maçonaria menos secreta. Como seria isso?

"Nós realmente proibimos política e religião no que fazemos por causa da nossa história e porque nós não gostaríamos de parecer motivados politicamente. Você sabe, as teorias de conspiração ao redor, com Bilderberg e coisas desse tipo."

Então, por que se juntar à maçonaria se não há nenhuma oportunidade de se intrometer na política? Mike diz que são tudo valores morais e éticos. Ele alega que os maçons fazem doações de caridade como parte de seu envolvimento com a comunidade. Como exemplo, cita que neste exato momento há um financiamento para a aquisição de uma segunda ambulância aérea em Londres.

Ser Supremo

Mike revela que um dos requisitos básicos da UGLE é que seus membros acreditem no Ser Supremo. "Assim como isso é, como uma força criativa". Ele acrescenta, rapidamente, que não há satanistas. É verdade que outras ordens da Maçonaria, como o Grande Oriente da França, aceitam ateus. Mas o UGLE tem sido firme na recusa de imitar o estilo francês. "As obrigações globais que temos são pura e simplesmente de ser uma boa pessoa e defender os nossos valores. É por isso que o Ser Supremo é importante para nós."

Aperto de mão

E sobre o famoso aperto de mão maçônico, é real? "Sim", diz Mike. "Eles não são nada realmente estranho ... Tudo o que eles são é uma forma de qualificação para você passar de uma fase para a próxima. Então, depois de sua iniciação, está dado outro sinal de reconhecimento ou aperto de mão, o que lhe permite passar para o próximo nível ... E na verdade é um pouco chato ".

Revelar todos os segredos não será tarefa fácil e, ao mesmo tempo, levanta uma questão: qual a graça de participar de uma sociedade secreta que não é mais secreta? Mike diz que boa parte dos documentos da UGLE estão disponíveis, mas o desafio é justamente abrir as portas o suficiente sem deixar escapar o fascínio. Será sem dúvida uma boa meta para o 400o. aniversário da maçonaria britânica. 

Fonte: Vice

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo