VEREADORA MARILEIDE CARVALHO PARTICIPA DA 18ª EDIÇÃO DA FESTA DO PEQUI NO VALE DO RIO DE ONDAS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

23 de jan de 2016

VEREADORA MARILEIDE CARVALHO PARTICIPA DA 18ª EDIÇÃO DA FESTA DO PEQUI NO VALE DO RIO DE ONDAS.


Na noite de sábado (16/01), a vereadora Marileide Carvalho (PSL), prestigiou a 18ª edição da Festa do Pequi na Fundação Mundo Lindo Meio Ambiente, localizada na comunidade do Val da Boa Esperança, Vale do Rio de Ondas - Barreiras-BA.

O evento que foi realizado na sede da Fundação, ao lado de um frondoso pequizeiro com cerca de 300 anos de vida, contou com a participação de dezenas de moradores da comunidade e de simpatizantes dos trabalhos desenvolvidos na Fundação, que vieram de outras localidades, onde embalados pela animação do “forró pé de serra” aproveitaram para saborear um delicioso arroz com pequi – fruta típica da localidade e do cerrado brasileiro nessa época.

A Fundação Mundo Lindo Meio Ambiente, foi criada por iniciativa do empresário Deusdette Santiago, com o objetivo de desenvolver atividades de proteção ao meio ambiente, e despertar para a conservação de áreas nativas da região. Contudo, o empreendedor passou para os filhos a administração da empresa Jusama Motores e Ferramentas para dedicar apenas com a defesa do meio ambiente naquela área, desenvolvendo trabalhos de preservação ambiental, social e cultural das comunidades que compõem aquele vale.

Deusdette contou com o apoio e consultoria de biólogos da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, para a implantação da Fundação que visa além de realizar trabalhos voltados ao cultivo de espécies nativas, ser também um espaço de pesquisas científicas para acadêmicos da região. 

Para Maciel Viana – professor substituto da UFOB, que realiza projetos de pesquisa na Fundação, mais de cinco mil mudas de espécies nativas do cerrado, todas produzidas com sementes colhidas na própria mata já foram plantadas naquela área, entre elas mais de trezentas mudas foram de pequi. “O objetivo do projeto é viver isso que estamos presenciando aqui e fazer o registro fotográfico do modo de vida que ainda existe na região e que resiste ao confronto da urbanização, como também de fiscalizar e intermediar soluções para os crimes ambientais praticados na área do Rio de Ondas”. Enfatizou o professor Maciel Viana.

Parabenizo o Sr. Deusdette pela organização do evento no qual reuniu muitas pessoas que poderão ser multiplicadoras de boas ações que valorizam os bens culturais da região e pela brilhante iniciativa de criar a Fundação, que será uma plataforma para projetos sustentáveis como também um exemplo para toda a região. Que esse projeto possa garantir as espécies nativas do cerrado e a preservação ambiental para as futuras gerações”. Disse a vereadora Marileide Carvalho.



Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.