PESQUISADORES DEBATEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

18 de jan de 2016

PESQUISADORES DEBATEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR.

Dados do Ministério da Agricultura afirmam que o pequeno produtor rural ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o Brasil. De acordo com o órgão, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros. O Oeste Baiano é responsável por boa parte dessa produção, tendo cerca de 50% de sua população vivendo na zona rural.

Por esse motivo, é fundamental o desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliem o homem do campo a gerir sua propriedade, aumentando a produtividade e reduzindo a pobreza e a subsistência, principalmente diante do desafio de fornecer alimento a uma população que no ano de 2050 deve chegar a 260 milhões de habitantes, de acordo com projeções do IBGE.

Para refletir sobre essas e outras questões relativas ao papel da ciência e inovação tecnológica, assim como na melhoria da qualidade de vida do agricultor, a Assessoria de Políticas Nacionais e Internacionais (APNI) da UFOB, organizou um encontro que vai reunir professores, técnicos e agentes regionais de desenvolvimento para debater sobre o fortalecimento da pesquisa e inovação nesse ramo de atividade.

O I Workshop de Tecnologias Sociais para a Agricultura Familiar terá como tema central 'Estratégias institucionais para implementação da sua unidade de pesquisa, inovação e difusão tecnológica'. O evento acontece sexta-feira (22) e sábado (23), no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico até 21 de janeiro. Clique aqui para baixar a programação.

Para o assessor da APNI, professor Almir Vieira Silva, as ferramentas tecnológicas precisam ser pensadas para melhorar a vida das pessoas. “É uma boa oportunidade para conhecer mais as políticas governamentais de apoio e fortalecimento de projetos que atendam ao agricultor familiar. Também permitirá aos participantes um intercâmbio com profissionais de outras instituições e a formação de grupos de trabalho para implantação do NUTSAF”.

O docente também destaca que os palestrantes convidados para esta primeira edição coordenam projetos em diversas áreas de aplicação, como energia, agroindústria, potabilidade da água e irrigação de baixo custo e saúde. Mais informações sobre o Workshop podem ser obtidas pelo telefone (77) 3614-3519 ou no e-mail coop.ni@ufob.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.