0

Dois jovens funcionários de um dos maiores bancos da China roubaram instrumentos financeiros avaliados em 3,9 bilhões de yuanes (593 milhões de dólares) para especular na Nolsa, informa o portal Caixin. Os dois venderam letras de câmbio que haviam retirado dos cofres do Agricultural Bank of China e substituíram por papéis de jornal, segundo o site especializado em economia. 

O Agricultural Bank informou na sexta-feira um "incidente" em sua filial de Pequim, que o deixava exposto a perdas de 3,9 bilhões de yuanes. De acordo com o Caixin, os dois funcionários cederam os títulos negociáveis a um operador e investiram o dinheiro em operações na Bolsa, apostando em lucros que teriam permitido restituir o que haviam subtraído. 

Mas eles não tiveram sorte ou boa intuição: a Bolsa de Xangai, que registrou ganhos de 150% em um ano, teve uma queda de 40% no verão passado e continua submetida a fortes turbulências. A polícia investiga o caso, que segundo o Caixin "envolve obviamente mais de duas pessoas". 

O Agricultural Bank, terceiro maior banco da China em ativos, anunciou no mês passado a renúncia de seu presidente, que segundo a imprensa local foi interrogado por um suposto envolvimento em casos de corrupção. O banco já havia sido alvo em 2007 do maior roubo da história chinesa, cometido por dois diretores de cofres que roubaram 51 milhões de yuanes e gastaram a maior parte em bilhetes de loteria e apostas.

Fonte: Correio do Povo.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo