0

Enterro aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (11); vice-presidente Michel Temmer esteve no velório.

O corpo do ex-deputado federal Afrísio de Souza Vieira Lima, 86, pai do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) e de Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, foi enterrado no final da tarde desta segunda-feira (11), no cemitério do Campo Santo, na Federação. O ex político morreu no último domingo (10) após ficar internado por 90 dias. A causa da morte não foi divulgada.

Durante o velório, amigos, familiares e políticos prestaram as últimas homenagens ao ex-deputado. O vice-presidente da república Michel Temmer também esteve presente na cerimônia e lamentou a morte do político.

Doutor Afrísio era um dos meus conselheiros há muito tempo na Câmara dos Deputados. Travei relações com Geddel (Vieira Lima) e doutor Afrísio era o nosso grande norte-sul. Era o nosso grande conselheiro. Perde a política, perde a Bahia, perde o Brasil”, lamentou.

Após a celebração de uma missa de corpo presente, o corpo foi enterrado por volta das 16h30. Emocionados, Geddel e Lúcio permaneceram a todo momento ao lado do caixão e saíram sem falar com a imprensa. Presentes na despedida, o prefeito ACM Neto e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo também lamentaram a morte do político.

Foi um político que marcou a Bahia pela defesa do nosso estado. Um homem muito inteligente e que tinha uma relação muito próxima com seus familiares e amigos. Fica a sua história perpetuada na figura de Geddel e Lúcio, que são dois importantes homens públicos da nossa terra”, disse Neto.

Já o deputado Marcelo Nilo lembrou a trajetória política de Afrísio. “A Bahia está de luto. Perdemos um grande parlamentar, grande amigo. Foi uma pessoa que prestou grande serviço à Bahia. Foi um grande companheiro, parceiro que eu gostava muito (...) Ele foi um grande político, grande deputado. Exerceu cargos de secretário, de presidente, foi uma pessoa respeitada e que deixa uma história”, disse.

Também acompanharam o cortejo o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara, o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, de Promoção Social, Bruno Reis, e da Fazenda, Paulo Souto.

Trajetória Política

Afrísio foi eleito vereador em 1963 na cidade de Itaquara, no interior da Bahia. Em 1971, tornou-se deputado estadual. Em seguida, foi deputado federal entre 1975 a 1991. Ele também atuou como chefe de cartório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), diretor do Fórum Ruy Barbosa, procurador do município de Salvador, superintendente do Centro Industrial de Aratu-CIA, secretário estadual de Segurança Pública da Bahia, diretor presidente da Codeba e presidente da Juceb.

Fonte: IBahia.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo