0

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram hoje (4) que chamaram o seu embaixador no Irã e decidiram reduzir o nível das relações diplomáticas com o país, após “interferência” do regime iraniano nos assuntos da região do Golfo Pérsico.

Os Emirados decidiram diminuir “a representação diplomática para o nível de encarregado de negócios e reduzir o número de diplomatas iranianos no país”, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado citado pela agência de notícias oficial WAM.

A decisão ocorre depois de a Arábia Saudita ter anunciado neste domingo (3) o corte de relações com o Irã. A escalada de tensão entre Teerã (majoritariamente xiita) e Riade acontece também após a execução do clérigo xiita Nimr Baquer Al Nimr.

O Bahrein e o Sudão seguiram o exemplo de Riade e também anunciaram o corte de relações com o regime de Teerã.

A medida foi tomada por causa da contínua interferência do Irã nos assuntos internos do Golfo e dos países árabes, que atingiu níveis sem precedentes”, acrescentou a nota da diplomacia dos Emirados.

O texto diz ainda que as relações bilaterais devem ter como base “o respeito mútuo pela soberania” e “a não ingerência nos assuntos internos dos outros”.

Os Emirados Árabes Unidos têm fortes laços comerciais com o Irã e o emirado de Dubai acolhe grande comunidade iraniana.

Fonte: Agência Brasil.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo