ELEIÇÃO MUNICIPAL OU ELEIÇÃO LOCAL – PARA CANDIDATOS A VEREADOR. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

11 de jan de 2016

ELEIÇÃO MUNICIPAL OU ELEIÇÃO LOCAL – PARA CANDIDATOS A VEREADOR.

Por Maglon Ribeiro
Consultor, especialista em gestão estratégica e pesquisas eleitorais.

A eleição local que nós conhecemos como eleição municipal tem suas particularidades. É um processo dentro de um contexto de proximidade onde a disputa pelo voto passa a ser pessoa a pessoa, nos municípios pequenos e médios. Os candidatos e seus colaboradores poderão sair às ruas, ou de casa em casa pedindo voto, por meio do contato direto do candidato com o eleitor.

Uma particularidade e importante recurso dessa eleição é a individualização. É uma eleição, e falo aqui dos cargos proporcionais, vereadores, que é decidida pelo vínculo emocional que o candidato mantem com o eleitor, ainda que temporário, ampliando, inclusive o raio de influência daquele contato. Nos municípios médios e pequenos esta prática fica ainda mais evidente o que a torna uma eleição extremamente pessoal. A partir daquele momento de contato pessoal com o eleitor, se nenhum outro candidato chegar nele, com pelo menos igual atenção e consideração, dificilmente o eleitor deixará de votar no candidato com que se encontrou. Vale lembrar que notadamente esta é a forma mais antiga de se fazer campanha, sendo o contato corpo a corpo a principal forma de comunicação com o eleitor.

A proximidade ou individualização nos assegura a possibilidade de acesso fácil à informação sobre o candidato, seja porque o conhecemos ou pelo menos já ouvimos falar, não significando necessariamente uma relação pessoal de amizade entre as partes. Esta é a característica distintiva da eleição local que pauta as ações e decisões de campanha. Esta marca diferencia a eleição local, num município médio ou pequeno, das demais eleições. 

Indo para o campo estratégico, o primeiro passo de uma eleição local, é, pois o de compreender os sentimentos, expectativas, os interesses, as prioridades, a imagem desejada, em torno dos quais a disputa pelo voto dos eleitores vai se desenrolar. Não podemos esquecer que essa é a eleição em que o eleitor está mais próximo do seu candidato, além de ter conhecimento direito dos problemas que afetam a sua existência, o que precisa ser feito para melhorar as condições de sua comunidade, e a história pessoal dos candidatos que disputam sua preferência.

Essa condição de proximidade afeta diretamente a natureza da estratégia a ser implementada, da publicidade, do programa de ação e do discurso de campanha, uma vez que restringe o espaço de criação publicitária da imagem do candidato, o que não acontece em municípios maiores. Pois nos municípios menores a imagem do candidato é semelhante as suas reais características de personalidade, não possibilitando meios de ser trabalhada na criatividade publicitária.

Aqui, no ambiente local eleitor e candidato compartilham da mesma realidade, podendo discutir e propor soluções conjuntamente para os problemas que afetam diretamente a vida de ambos. O político enquanto candidato, num ato de inteligência, pode identificar o sentimento e ou expectativa do eleitor dentro do contexto político, em relação aos problemas de saúde, educação, limpeza, iluminação do município, etc. e abraçar uma causa que requer uma ação política, firmando um elo entre sua candidatura e o eleitorado,como defensor dessas prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.