UFOB DARÁ BÔNUS NA NOTA FINAL DO ENEM PARA ESTUDANTES DE 80 MUNICÍPIOS BAIANOS - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

10 de dez de 2015

UFOB DARÁ BÔNUS NA NOTA FINAL DO ENEM PARA ESTUDANTES DE 80 MUNICÍPIOS BAIANOS


Maria de Souza tem 17 anos e vai concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Professora Maria Helena Oliveira, em Mansidão, neste mês. Nos últimos três anos, a jovem, que nunca saiu do município, dedicou-se para tentar realizar um sonho: cursar Engenharia Civil na UFOB. Para torná-lo realidade, a estudante precisa alcançar uma boa nota no Enem e superar as notas de corte de Redação e nas demais áreas de conhecimento no curso desejado.

A história fictícia de Maria é igual a de muitas pessoas da Região que tentam todo ano uma vaga na Instituição. A partir de 2016, elas terão um estímulo a mais nessa jornada. Isso porque a Universidade Federal do Oeste da Bahia dará um bônus na nota final do Enem para os candidatos que tiverem cursado todo o Ensino Médio em escolas, públicas ou privadas, de 80 municípios baianos distantes até 150 quilômetros de qualquer um dos campi da Universidade.

A medida, chamada de Critério de Inclusão Regional, foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conepe, e visa incentivar o acesso à Instituição de moradores das cidades-sede e entorno. Os candidatos vão receber um acréscimo de 20% na nota final do Enem para ingresso no processo seletivo via Sisu, na modalidade ampla concorrência. A bonificação é válida para todos os 29 cursos oferecidos.

Processo seletivo

O acesso a todas as vagas da UFOB ocorre por meio do Enem/Sisu, sendo que 50% são reservadas para os estudantes oriundos de escolas públicas. Os candidatos que forem beneficiários tanto do critério de inclusão regional previsto na Resolução 9/2015 quanto da política de reserva de vagas, definida na legislação vigente, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

Confira abaixo a lista de municípios incluídos na Resolução

Angical, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, Jussara, Lagoa Real, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-Xique.

Clique aqui para saber mais sobre o Critério de Inclusão Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.