0

A notícia de que amostras de peças de carne da Friboi foram reprovadas pelo PROCON do Paraná foi destaque esta semana. Mas qual seria o motivo da utilização de uma substância tão forte, utilizada para embalsamar cadáveres, em carnes vendidas à população?

Assim como a carne humana, os músculos e tecidos de bois, frangos, porcos, peixes e de todos os outros animais também sofrem a ação de microorganismos. Após um boi ser morto em um frigorífico, por exemplo, em pouco tempo começa o processo natural de decomposição. É por isso que esses lugares são tão frios. É uma medida para tentar frear a ação das bactérias que podem apodrecer o produto antes que ele chegue aos supermercados.

Por eliminar a maioria dessas bactérias, o formaldeído, popularmente conhecido como formol, é usado para conservar cadáveres inteiros ou suas partes em universidades de medicina e em outros locais que precisam dessas peças. A técnica não é permitida para conservação de cadáveres de animais comercializados como alimento, mas muitas empresas burlam a determinação e, às vezes, são flagradas.

A ingestão de formol é altamente danosa à saúde e traz sérios riscos de desenvolvimento de câncer. As carnes também são, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS. Consumir carne com formol, portanto, é absolutamente desaconselhável, mesmo pensando apenas na questão da saúde.

Apesar de produtos da Friboi terem sido flagrados com formol, o uso desse agente químico não é uma novidade em produtos de origem animal. Indústrias de laticínios foram flagradas diversas vezes adicionando formol ao leite, principalmente no sul do país. Basta uma rápida pesquisa na internet para ler notícias recentes sobre isso.

Como o prezado leitor desta coluna já deve ter concluído, o formol é uma forma eficaz de conservar cadáveres. Eis a resposta para a pergunta que inicia este texto.

Fonte: R7

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo