LEM: CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

7 de dez de 2015

LEM: CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR


A Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães realizou na sexta-feira, dia 4 de novembro, a audiência pública para debate do Plano Diretor Urbano (PDU), no plenário da Câmara de Vereadores. A audiência foi convocada pelo Poder Legislativo Municipal. 

A audiência seguiu com o debate sobre os projetos existentes no município visando o desenvolvimento socioeconômico da cidade que devem avançar, bem como os novos que precisam ser implantados em longo prazo.


O projeto de lei do Plano Diretor, está em analise pelos vereadores, para possíveis modificações. O plano traz um planejamento de expansão e desenvolvimento, com diretrizes urbanísticas destinadas a organizar a ocupação e uso do espaço urbano como a localização dos distritos industriais, comércio, zonas de preservação. Além de políticas públicas urbanas, como transporte, provisão de habitações de interesse social, entre outras.

A audiência contou com a presença de Claudio Silva, especialista na área do Plano Diretor, que falou sobre urbanização. “O Plano Diretor é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes, que é o caso de Luís Eduardo Magalhães, acredita-se que a implementação do Plano Diretor pode contribuir para a minimização dos problemas urbanos e favorecer a estruturação de um ambiente mais eficiente e sustentável, dos pontos de vista ambiental, territorial, econômico, cultural e social”, disse Claudio.


Logo após, o Presidente da câmara, vereador Elton Almeida, explicou para os presentes, destacando a importância do Plano e questionou os motivos da audiência. Ele defendeu acima de tudo, os interesses da população. “Tratam-se de soluções que procuram incentivar o desenvolvimento econômico, social, urbano; O Plano Diretor é à base do planejamento de uma cidade. O executivo concorda que, se cobramos é porque somos cobrados. E o Plano Diretor serve para planejar o futuro e definir as metas prioritárias da administração pública”, ressaltou Elton. 

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, parabenizou a Câmara de Vereadores pela realização da audiência pública do Plano Diretor. “Louvo a iniciativa da Câmara, na pessoa do seu presidente, Elton Almeida, em realizar audiência pública para tratar de assunto tão importante. O trabalho que resultou no documento do Plano Diretor entregue ao legislativo é fruto de 14 meses de muito esforço e dedicação e que foi e está sendo feito do modo mais democrático possível”, frisou o prefeito Humberto Santa Cruz.


Estiveram presentes diversos profissionais ligados à área de Plano Diretor, representantes das secretarias da prefeitura, e liderança como; o vice-prefeito, Marcos Alecrim; os secretários de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt; Infraestrutura, Fábio Lauck; Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Daniel; Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada; Saúde, Werther Brandão; a Procuradora Geral do Município, Danielle Almeida Luz e a Chefe de Gabinete, Rosa Stahlke; Diretor de Articulação Política, Cândido Trilha.

O que é: O Plano Diretor orienta a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município. De acordo com o Ministério das Cidades, o planejamento é obrigatório nos municípios com mais de 20 mil habitantes. O projeto responde aos questionamentos de como fazer com que os municípios se desenvolvam de forma organizada, além de definir onde serão os distritos industriais, a localização do comércio e até a altura dos prédios. As funções do Plano Diretor são garantir o atendimento das necessidades da cidade; garantir uma melhor qualidade de vida na cidade; preservar e restaurar os sistemas ambientais; promover a regularização fundiária e consolidar os princípios da reforma urbana.

Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.