0
Pior pode acontecer se o fungo alcançar a América Latina, onde mais de três quintos das bananas exportadas do mundo são cultivadas(Guillermo Granja/Reuters/VEJA)

A banana pode estar com os dias contados. A ameaça à fruta tropical mais popular do mundo é um fungo, que provoca uma variação do mal do Panamá - praga conhecida como Tropical Race 4, ou TR4. A doença está avançando lentamente por diversas partes do mundo, pondo em risco um comércio que movimenta 11 bilhões de dólares anualmente. A conclusão é de um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, publicado em novembro na revista científica PLOS Pathogens.

"Sabemos que a origem [do TR4] está na Indonésia e que, a partir daí, se espalhou para Taiwan e depois para a China e o resto do sudeste asiático", afirma Gert Kema, co-autor do estudo. Frustradas as tentativas de acabar com o fungo, descoberto na década de 1960, o pior pode acontecer se ele alcançar a América Latina, onde mais de três quintos das bananas exportadas no mundo são cultivadas. Na região está o maior exportador da fruta,o Equador, responsável por 23% das exportações em 2014.

A conclusão do estudo não significa, no entanto, que se deve começar a comer compulsivamente bananas antes que a fruta desapareça. Os pesquisadores explicam que leva tempo para que o TR4 se espalhe. Ainda assim, eles alertam: quando isso acontece, o prejuízo causado aos produtores é inevitável. Em Taiwan, as exportações atuais correspondem a cerca de 2% do que era vendido ao exterior em 1960, quando o TR4 foi descoberto.

O TR4 é capaz de eliminar quatro quintos da produção de comunidades agrícolas em países pobres, que usam a fruta como alimento. Segundo os cientistas, há forte probabilidade de que o fungo causador da doença se espalhe pelo Oriente Médio, Sul da Ásia e África, colocando em risco cerca de 40% da produção mundial de banana.

Fonte: Veja

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo