TUCANO: PREFEITO, SECRETÁRIOS E ASSENTADOS DIALOGAM E CONSTROEM MAPA DE MELHORIAS PARA ASSENTAMENTOS‏ - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

25 de nov de 2015

TUCANO: PREFEITO, SECRETÁRIOS E ASSENTADOS DIALOGAM E CONSTROEM MAPA DE MELHORIAS PARA ASSENTAMENTOS‏


O prefeito de Tucano, Igor Nunes, secretários municipais e a deputada estadual Fátima Nunes receberam na tarde desta terça-feira (24/11) uma comissão de moradores dos assentamentos do município vinculados à Pastoral Rural e que ocuparam o prédio da prefeitura para solicitar algumas melhorias nas comunidades.

A lista de demandas incluía a recuperação de cerca de 80 km de estradas, melhorias na iluminação pública, construção de cisternas, transporte escolar para estudantes dos assentamentos para a Escola Família Agrícola (EFA - Cícero Dantas), transferência do vínculo do posto de saúde onde os moradores são atendidos para outro local, construção de muro em uma escola, apoio na finalização de projetos de energia elétrica e limpeza de barragens.

Durante a reunião, o prefeito solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Romeu Nunes, que encaminhasse todo o maquinário da prefeitura para a região dos assentamentos. As obras de recuperação das estradas e limpeza das barragens já serão iniciadas nesta quarta-feira (25/11).

Em relação ao pedido de cisternas, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jaime Matos, também presente na reunião, vai destinar unidades da terceira etapa do projeto 1ª Água, seguindo, inclusive, a orientação do prefeito para que somente famílias que ainda não receberam sejam contempladas nesta fase do projeto.

Parceira histórica da Pastoral Rural e conhecedora da luta dos assentamentos de Tucano, a deputada Fátima Nunes, que fez a solicitação dos projetos de eletrificação rural das localidades, ligou para o órgão responsável e passou as últimas informações para os assentados. A ligação do sistema do Riacho do Peixe será efetuada até o início de dezembro e a do Tabuleiro está em andamento. 

Depois da reunião com a comissão, o prefeito Igor Nunes foi convidado pelos assentados a falar com o restante do grupo, que aguardava na frente da sede da prefeitura. Ciente da luta dos assentados desde antes do início da sua gestão, o prefeito Igor Nunes pediu desculpas, parabenizou a articulação dos assentamentos e informou que a reivindicação apresentada era justa e que a prefeitura providenciaria as melhorias. “Eu mandei parar todos os serviços, as máquinas já estão voltando para a sede do município e amanhã de manhã [hoje] nós vamos unir forças. Esta casa aqui é de vocês, o prefeito está à disposição de vocês, me desculpem se pequei em alguma coisa, vamos seguir juntos, vamos fazer melhor por vocês”, afirmou.

Marta de Araújo, representante da Pastoral Rural, falou sobre a importância daquele momento para a luta dos assentados e deixou o seu recado. “Às vezes, não é só porque quem está no poder não quer fazer. Alguns entraves, algumas coisas impedem que o nosso direito seja feito. No entanto, a gente constrói com a deputada Fátima Nunes, que é uma força estadual, fizemos aqui nesse município de Tucano e queremos permanecer a nossa parceria com o Dr. Igor. É importante mostrar aqui que alguém pode querer se aproveitar disso e dizer que nós somos oposição. Não. Nós somos construção de um modelo de democracia, de direito e de liberdade. Viemos aqui, vamos ser atendidos, caso o acordo não seja cumprido, nós voltaremos”, disse.

Marta também destacou para todo o grupo e na presença do prefeito e secretários a forma respeitosa com a qual a luta deles foi tratada pelos funcionários da prefeitura. “Claro que a gente vê que é um atendimento diferenciado. Não porque nós somos parceiros, porque somos construtores dessa política, mas porque sabe que o direito precisa ser preservado. O direito de ir e de vir, de ocupar, de ser atendido”, observou.

Todos os encaminhamentos foram registrados em ata e assinada pelos presentes na reunião. Participaram também os secretários municipais de Administração, Planejamento e Finanças, Stefan Sandes, e Dailson Andrade, secretário de Governo e Relações Institucionais.

ASCOM Prefeitura de Tucano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.