RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DESTA TERÇA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO, NA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

25 de nov de 2015

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DESTA TERÇA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO, NA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS.


Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, foi apreciado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 62/15 de 28 de outubro de 2015 que dispõem sobre inclusão de emenda que altera artigo da Lei Nª 768/07 de 10 de agosto de 2007 que reformula o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério no Município de Barreiras. A proposição de autoria da Vereador Karlúcia Macêdo altera a data-base destes servidores de abril para janeiro.


Em seu discurso, a Vereadora Karlúcia Macêdo falou da importância da aprovação deste projeto que vem para dar garantia a um direito já conquistado pela categoria. A parlamentar afirmou ainda que acredita que não deveria ser necessário que os professores fossem para as ruas fazerem suas reivindicações, já que em sua concepção o poder público municipal deveria dar o devido reconhecimento a estes que diariamente trabalham na formação dos cidadãos barreirenses. Karlúcia também parabenizou a participação do SINPROFE na luta pela aprovação deste projeto.


Já o Vereador Digão Sá afirmou que seria um retrocesso não aprovar esse projeto que beneficia os profissionais da educação e solicitou que o poder executivo municipal envie para a casa o Plano Municipal de Educação. O edil também denunciou a situação do esporte em Barreiras, que segundo ele, se encontra em estado de calamidade. Digão disse que apesar do Vice-Prefeito ter afirmado que o município já contava verbas para a reforma do Ginásio Municipal de Esportes, nada foi feito até o momento e que o prédio está sendo utilizado como deposito de cadeiras quebradas. O Vereador solicitou também que sejam derrubados os muros do ginásio de esportes e que a prefeitura torne aquela aérea um espaço de convivência com quadras, quiosques e banheiros, já que o bairro Morada Nobre não recebe investimentos do poder público há mais de 20 anos.


O Vereador Aguinaldo Júnior que começou seu discurso falando sobre a importância da aprovação do PL nº 62/15, também parabenizou ao Sindicato dos Trabalhados Rurais e a Prefeitura de Barreiras pela realização do Campeonato de Futebol da Zona Rural que vêm ocorrendo no município e ressaltou o trabalho da Secretária de Infra-Estrutura na recuperação de estradas da Zona Rural.


Por sua vez, o Vereador Otoniel Teixeira voltou a falar da falta de apoio que os agricultores familiares estão tendo por parte do poder executivo municipal e clamou por medidas emergenciais em diversos bairros que sofrem com as chuvas dos últimos dias e falou sobre reclamações que moradores estão fazendo por conta da prefeitura estar asfaltando ruas atrás do antigo fórum e que nestas ruas só possuem lotes vazios enquanto as ruas com uma maior concentração de residência não estão recebendo o asfalto.


Para o Vereador Lúcio Carlos a votação do projeto é o reconhecimento de um direito dos professores que segundo ele sofrem uma angustia desde o inicio desta gestão. O parlamentar afirmou que os profissionais da educação não possuem segurança quanto a questão de reajustes salariais e que anualmente precisam fazer movimentos para garantir conquistas salariais desde que o atual prefeito assumiu a gestão do município. 


A Vereadora Marileide Carvalho autora de indicações aprovadas durante a sessão, parabenizou os professores presentes por sua luta, afirmou que estará sempre ao lado dos educadores e falou sobre recente visita que fez a um projeto de preservação ambiental no Vale do Rio de Ondas e sobre os trabalhos de combate a degradação ambiental ali realizados. Marileide afirmou que além das 10.000 ( dez mil) mudas de arvores frutíferas nativas do cerrado, será parceira de uma atividade de conscientização de preservação ambiental que será desenvolvido em escolas da região.


Afirmando que a Câmara nunca será contra nenhum projeto que beneficie os educadores, a Vereadora Graça Melo anunciou seu voto favorável ao PL 62/15. E a Vereadora Isabel Rosa que também anúncio antecipadamente o seu voto favorável ao PL, falou da importância dos profissionais da educação para a formação do cidadão e da necessidade de se valorizar estes profissionais. 



A denúncia de um morador da comunidade de Baraúna foi pauta do discurso do Vereador Alcione Rodrigues que se mostrou preocupado com o que pode acontecer com demais moradores que ali residem e ainda não receberam suas escrituras. Alcione também falou sobre a importância dos professores em sua vida e da importância da apreciação do PL 65/12 pela Câmara de Vereadores.


O Vereador Rui Mendes agradeceu em sua fala a conquista de iluminação pública e rede de energia no povoado de Vereda das Lajes, esta que foi uma reivindicação sua ao Deputado Estadual Antônio Henrique Júnior e ao Vice-Governador João Leão. Rui afirmou ainda que agora buscará a implantação de sistema de abastecimento de água nesta mesma localidade.


Vivi Barbosa pediu do Poder Executivo Municipal celeridade na limpeza que está sendo realizada no canal do bairro vila rica e solicitou ainda que sejam implantadas faixas de pedestres e sinalizações em frente e nas proximidades das escolas daquele bairro.


E para finalizar o Vereador Ben Hir parabenizou o poder executivo municipal pelo mutirão de saúde realizado no último sábado no bairro Barreiras I.

O Projeto de Lei 62/15 de autoria da Vereadora Karlúcia Macêdo e as indicações que constavam na ordem do dia foram aprovadas por unanimidades.

Da redação Tv Web Barreiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.