LEM: NOVEMBRO AZUL NA CÂMARA DE VEREADORES - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

24 de nov de 2015

LEM: NOVEMBRO AZUL NA CÂMARA DE VEREADORES


Após a sessão Ordinária do 6º período legislativo, a fim de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, aconteceu terça-feira, 17 de novembro, a Quinta Sessão Solene do Sexto Período Legislativo. Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, chegou à vez do Novembro Azul, para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.


A função do Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina. Em prol disso a Câmara recebeu os palestrante Marcelo Pintel, Gabriela Katroque, Ilma Rosa, Elina Maria e Carolina Mesquita que fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família –NASF, por estarem neste importante evento.

A palestrante Carolina Mesquita deu destaque Sobre o Câncer de Próstata, as estatísticas, que vem sendo o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele. A cada seis homens, um é portador da doença. Ela disse que a doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. Os fatores de risco é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. A prevenção é que quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.


O presidente da Câmara de Luís Eduardo, Elton Almeida chamou a atenção para a necessidade do exame urológico, principal forma de prevenir a doença. “Agradeço a presença de todos os palestrantes por falarem de forma clara e conclusiva. Que os homens não deixem de recorrer ao médico somente quando a doença já estiver instalada”, afirmou o vereador Elton. Segundo o parlamentar, é de fundamental importância que sejam socializadas informações à população sobre o câncer, cuidados, tratamento e programas de prevenção para evitar ou retardar a doença.


Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 70 mil novos casos da doença. O dado positivo é que a detecção desse tipo de câncer em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura.

Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.

Fique por dentro de tudo que acontece na Câmara de vereadores, acesse: www.cmlem.ba.org.br.

Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de LEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.