0

A sessão desta quarta-feira (25/11), da Câmara Municipal de Barreiras, teve a Tribuna Popular, ocupada pelo professor Doutor Danilo Gusmão de Quadros, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção Animal (NEPPA) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IX de Barreiras, para apresentar aos vereadores, a população de Barreiras e região, o Curso de Medicina Veterinária da UNEB, que teve seu lançamento em Barreiras na programação do Oeste Genética.

Acompanhou o professor Doutor Danilo Gusmão para essa tão importante apresentação o professor Dr. Guedes Vieira médico veterinário, o Sr. Antônio José Azevedo assessor especial do Reitor da UNEB, Dr. Guilherme Vieira – médico veterinário do Curso de Medicina Veterinária da UNEB, e a professora Drª Marilde Queiroz Guedes – Diretora da UNEB Campus IX Barreiras, além do professor Dr. Alessandro Pereira Andrade, professor do curso de Agronomia na UNEB.

Dr. Danilo iniciou sua fala dizendo que o curso já é uma realidade para Barreiras e região. Contudo não ocupa a Tribuna para apenas falar sobre, mas para fazer seu lançamento que iniciará com a primeira turma no segundo semestre de 2016. Disse ainda que 100% das vagas oferecidas têm como via de entrada o Sistema de Seleção Unificada – SISU. No entanto, o critério de ingresso é ter participado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM em 2015. 

Para o professor, a criação do curso foi uma atitude baseada primeiramente na forte demanda tanto na região, como em nível nacional. O objetivo é formar veterinários com uma alta qualidade de conhecimento, capazes de atuar de maneira articulada gerando conhecimento e que possam trabalhar com gosto pela produção animal na pecuária agroindustrial. “O curso não é direcionado apenas para profissionais que trabalham com a origem animal, mas para aqueles que têm estimação pelo animal”. Disse Gusmão.


Além de ser pioneiro na região, o curso trará novas oportunidades para os setores comerciais e agropecuaristas, na transformação do trabalho primário para um produto industrializado com agilidade nas produções visando a exportação para outras regiões do país e para o exterior. Bem como, através de cursos de capacitação orientar e qualificar os pequenos produtores e a Agricultura Familiar, no manejo de produtos com qualidade, como o leite, a carne e outros, especialmente aqueles que sofrem com a seca, a diminuir as desigualdades nas produções da região.

Em sua apresentação o professor mencionou ainda que trabalhos apresentados por estudantes, parte número 1 do curso, nas mais diversas áreas de pesquisa, foi parte prioritária na formatação de todo sistema de criação deste tão importante curso para a região.

Segundo o Dr. Danilo, iniciativas já são tomadas para as construções dos laboratórios para as práticas pedagógicas, e que agora espera apoio dos poderes públicos, inclusive da Casa Legislativa para a instalação do Hospital Veterinário e clínicas de pequenos e grandes animais que estão sendo implantados, o que irá atender as demandas de cuidados dos animais e servirá também como espaço de estágio dos futuros veterinários. 

Concluída a rica apresentação do professor, o presidente Tito, em sua fala, comemorou a vinda do curso para Barreiras enaltecendo o potencial que a região oferece para acolher o curso, como também aos futuros veterinários que serão formados daqui para frente. Em seguida passou a palavra para os vereadores que destacaram o privilégio para Barreiras e região em receber um curso de tão grande importância e a esperança que ele traz para os pequenos, médios e grandes produtores, como para os jovens que serão os principais beneficiados.

Nas considerações finais Gusmão afirmou que a região é propícia para receber o curso, ainda por está situada no cerrado, que é um celeiro de produção de alimentos no Brasil para a exportação bruta e finalizou convidando os parlamentares, todos que ocupavam as galerias da Câmara e os que acompanharam pelas ondas das rádios que transmitem as sessões e os telespectadores da TV Câmara, para o lançamento oficial do curso no Tatersal do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

O presidente Tito agradeceu ao professor Dr. Danilo Gusmão, que firmou compromisso dizendo que voltará mais vezes à Casa a fim de sempre falar com a população sobre o funcionamento do curso. Logo após foi direcionado o tempo aos vereadores para seus pronunciamentos.

Passado a Ordem do Dia todos os vereadores aprovaram moções e indicações. Em seguida, após agradecer a presença de todos, que se encontravam no plenário, os ouvintes das rádios que transmitem as sessões oficiais e aos telespectadores da TV Câmara, o presidente Tito deu por encerrada a sessão.

ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo