REGIÃO DE BARREIRAS TEM MAIS DE 240 FOCOS DE INCÊNDIO, SEGUNDO PREVFOGO - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

22 de out de 2015

REGIÃO DE BARREIRAS TEM MAIS DE 240 FOCOS DE INCÊNDIO, SEGUNDO PREVFOGO


A região de Barreiras, município oeste da Bahia, acumulou mais de 240 focos de incêndio florestal nesta terça-feira (20), segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que integra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A falta de chuva e a baixa umidade são apontadas como causas da disseminação do fogo. “A gente está em condições climáticas com cerca de 11% de umidade na região. Ibotirama [cidade próxima], por exemplo, registou isso. A temperatura está entre 38º C e 40ºC. Isso se torna, na verdade, um barril de pólvora", detalha o Coordenador do Prevfogo na Bahia, Denilson Oliveira.

Funcionário de uma fazenda da região, Juraci Vieira conta que há dois dias tenta conter as chamas que atingiram o pasto. “80% da fazenda queimou. Ontem [segunda], eu estava com 20 homens aqui, com trator-pipa, e não consegui apagar”, conta.

Os trabalhos do Prevfogo ocorrem em três cidades. Além de Barreiras, Santa Rita de Cássia eSerra do Ramalho. Em todas elas, a maior dificuldade é chegar ao local do incêndio. Os brigadistas contam que o acesso é complicado, perigoso e exige bom condicionamento físico. “A gente tem que dar um jeito de chegar. O pessoal é bem treinado. A gente tem andado até 14 quilômetros para chegar no incêndio”, detalha Gilmar dos Santos, chefe da brigada local.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.