0

Depois de 10 meses fechado, o Congresso Nacional teve a reabertura determinada em um dia como este, no ano de 1969, pelo Ato Institucional número 16, editado pelos ministros militares que estavam no poder naquela época. Eles ocupavam o cargo do Marechal Arthur da Costa e Silva, que estava doente e não tinha condições de seguir na presidência. O AI-16 ordenava a reabertura do Congresso para a realização de eleições para presidente e vice do Brasil, no dia 25 de outubro subsequente, pelos membros do Congresso Nacional. Na ocasião, seria eleito presidente Emílio Garrastazu Médici.

O Congresso foi fechado pelo Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, editado por Costa e Silva. Este recurso concedia uma série de poderes como fechamento do Congresso Nacional, cassação de mandatos eletivos, suspensão dos por dez anos dos direitos políticos de qualquer cidadão e intervenção em estados e municípios. Ao todo, 333 políticos tiveram seus direitos políticos suspensos em 1969.

Fonte: History.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo