DOM FREI LUIZ, OCUPARÁ A TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA DE BARREIRAS - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

20 de out de 2015

DOM FREI LUIZ, OCUPARÁ A TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA DE BARREIRAS

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Barreiras, vereador Tito, o Bispo Diocesano de Barra, Dom Frei Luís Flávio Cappio, irá ocupar a Tribuna Popular do Legislativo barreirense no próximo dia 27 de outubro de 2015, às 19h30min, quando trará uma importante mensagem sobre a situação hídrica do Rio São Francisco, bem como falará de sua árdua luta contra a transposição do rio sem que o mesmo tenha sido revitalizado.

Entre 26 de setembro e 05 de outubro de 2005, Dom Frei Luiz fez uma greve de fome em defesa do Rio São Francisco na cidade de Cabrobó (PE). Seu protesto era a favor da revitalização do rio e contra o projeto de transposição planejado pelo governo federal. Esta manifestação ganhou o apoio de diversas organizações e movimentos sociais. O jejum foi interrompido após negociação com o então ministro Jaques Wagner. Feito o acordo, Dom Cappio comentou que se a promessa não fosse cumprida, retomaria o protesto.

Com a decisão do governo federal de iniciar as obras da transposição em 2007, utilizando o Exército Brasileiro, o religioso da Ordem dos Frades Menores retomou o jejum no dia 27 de novembro daquele ano. Seu protesto não foi um gesto solitário, mas deu visibilidade à luta de diversos movimentos sociais contrários à transposição, evidenciando o conflito pelo uso das águas da bacia do Rio São Francisco. 

Sua posição sobre a transposição recebeu apoio de diversas personalidades, como o teólogo Leonardo Boff, o geógrafo Aziz Ab'Sáber, o escritor Adolfo Pérez Esquivel, Elba Ramalho, Letícia Sabatella, a psicóloga Marianne Spiller, o filósofo Rosalvo Salgueiro e outros. Diversas entidades da sociedade, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Serviço Paz e Justiça na América Latina - SERPAJ-AL e da Igreja Católica brasileira, como as pastorais sociais e a cúpula da CNBB, entidades ecumênicas como o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e movimentos sociais como o MST e o Movimento dos Atingidos por Barragens também manifestaram seu apoio.

Após 22 dias de jejum, Dom Frei Luiz entrou num grave estado de saúde, sendo internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade de Petrolina (PE). No dia 19 de dezembro, por vários motivos, entre eles o parecer médico, decidiu findar seu jejum em protesto à transposição das águas do Rio São Francisco. Hoje é um dos líderes de projeção contra a transposição do Rio São Francisco e em defesa dos direitos dos povos ribeirinhos.

Para nós será uma grande honra recepcionar este ícone da luta pela preservação do Rio São Francisco e pela sobrevivência da população que vive as margens do “Velho Chico” que é Dom Frei Luiz, seu pronunciamento será de grande importância e deve merecer o prestígio de toda a população barreirense” afirmou o Presidente Tito.

Ascom – Câmara Municipal de Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.