BARREIRAS: PROFESSORAS DA ESCOLA TARCILO VIEIRA DE MELO OCUPAM TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

23 de out de 2015

BARREIRAS: PROFESSORAS DA ESCOLA TARCILO VIEIRA DE MELO OCUPAM TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA


Na sessão de quarta-feira (21.10), professoras da escola Tarcilo Vieira de Melo ocuparam a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras. Com um relatório em mãos, as profissionais foram à Casa Legislativa falar da situação precária da estrutura física da unidade escolar.

Ao ocupar a Tribuna Popular, a professora Sheila Maria de Oliveira, contou em detalhes as dificuldades vividas por toda a equipe pedagógica e alunos. O problema é que a construção da quadra poliesportiva está paralisada desde o início da atual gestão que não quis executar o projeto inicial, proposto pela administração anterior. A prefeitura considerou que o projeto deveria ser feito em outro espaço, e assim aconteceu, mas para isso quatro salas de aula foram demolidas. Em substituição seria construído, na antiga quadra, um pavilhão administrativo. Mas a obra também não teve continuidade.

Por conta de tantos serviços inacabados, a comunidade escolar está passando por sérias dificuldades de funcionamento. Hoje, diretores, secretários, professoras e coordenadores pedagógicos trabalham numa mesma sala, o que impossibilita o bom andamento dos serviços, sem contar que por falta de salas, as aulas de Educação Especial foram suspensas.

Outro grande problema é a recreação das crianças. Durante os intervalos os alunos, sem local para brincar, ficam dentro das salas, sem recreio. De acordo com a professora Sheila Maria de Oliveira, isto tem sido um incomodo para os estudantes, que precisam suportar o calor, todas as manhãs e tardes. Ao entregar o relatório do grupo de professoras, pediu a intervenção dos vereadores, na esperança de que o Poder Executivo tome providências.

A reclamação feita pelas professoras chamou a atenção da Casa. O presidente Tito, disse que o problema enfrentado pela escola, vai ser debatido mais vezes pela Mesa Diretora com o apoio dos demais vereadores. O presidente afirmou que não só a situação da escola Tarcilo Vieira de Melo, mas de outras instituições de ensino de Barreiras tem sido pauta de discussão constante na Câmara, por diversas questões, como, a estrutura física das escolas, merenda escolar e transporte escolar.

O presidente Carlos Tito, disse que o relatório será encaminhado à Secretaria de Educação e ao gabinete do prefeito para ratificar a iniciativa do Poder Legislativo, com o objetivo de que as soluções aconteçam de forma rápida.

Concluída a Tribuna Popular, foi aberto espaço para os vereadores, que mostraram-se dispostos a ajudarem a escola. Na sessão de quarta-feira, os pronunciamentos tiveram inicio pelo vereador Carlão, que deu apoio aos professores. Durante a fala, o vereador mais uma vez tratou do tema da redução do valor do subsídio dos vereadores. O vereador também pediu que o projeto do Código de Ética da Câmara entre em votação o mais rápido possível, o que foi atendido pelo presidente e incluso em pauta para a próxima sessão. 

O vereador Gilson Rodrigues, que teve a iniciativa de convidar os professores da Escola Tarcilo Vieira de Melo, em seu discurso, destacou as dificuldades vividas por todas as escolas do município de Barreiras, considerando que é inadmissível que as equipes pedagógicas e alunos, passem por situações como estas.

Já o vereador Alcione Rodrigues, falou sobre a situação dos moradores do bairro Boa Sorte. Cobrou ações da prefeitura que prometeu asfaltar as ruas, já que lá existe uma usina de asfalto, e até agora nada foi feito. E nem o filtro que deveria ter na usina para evitar poluição, foi colocado.

O vereador Otoniel Teixeira, também falou sobre a situação da Educação em Barreiras. Destacou que a falta de investimento no setor acontece não só na zona urbana como também na zona rural. “É péssima a situação da maioria das escolas em Barreiras”, disse o vereador. 

O presidente Tito, encerrou a sessão reafirmando o compromisso com as professoras da Escola Tarcilo Vieira de Melo e disse que na próxima sessão, o Projeto da Mesa Diretora 001/2015 que dispõe sobre o Código de Ética da Câmara, será colocado em votação. O presidente concluiu dizendo que este será um fato histórico, porque é a primeira vez que se institui esse diploma legal na Câmara de Barreiras, o que será muito importante para ampliar o regramento da atuação dos vereadores no município.

ASCOM - Câmara Municipal de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.