0

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras organizou uma programação de palestras e atividades educativas em fortalecimento ao Outubro Rosa, mês em que o mundo se une pela campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha se estende até o final do mês com a proposta de levar a todos os bairros da cidade, além da zona rural, informações e orientações sobre a doença.

Dias 05 e 06, uma parceria entre a Unidade de Saúde da Família Antonia Zélia Souza, a Unidade Básica Hans Werner e o SESC, mobilizou a população da Vila Amorim, com ênfase às mulheres para momentos de integração. Enfermeiras, dentistas, advogadas e técnicas de enfermagem garantiram às participantes, o direito à informação e aos cuidados com a saúde. Diálogos sobre o câncer de mama, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, orientações sobre a importância do auto-exame e como o mesmo pode ser realizado, além de reflexão sobre os direitos das mulheres, fizeram parte da programação.


Neste mesmo formato, o evento foi realizado na Vila Rica, Santa Luzia e povoado do Buritis. Nesta terça-feira, 20, a mastologista Alba Dias falou sobre os cuidados, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama para mulheres da Morada da Lua, o evento contou com a participação da secretária de saúde, Regina Figueiredo, que está acompanhando de perto os eventos. Até o dia 29 a programação continua nos bairros Vila dos Funcionários, Jardim Ouro Branco e Vila Brasil. Médicos mastologistas e enfermeiros passarão dados e informações sobre o câncer de mama e de colo do útero.

Também faz parte das atividades do Outubro Rosa em Barreiras a entrega das 1.783 mamografias realizadas durante o período de 03 a 19 de agosto pela Carreta de Rastreamento do Câncer de Mama que ficou na Praça Castro Alves. As mulheres que fizeram as mamografias podem retirá-las na unidade de saúde mais próxima de suas casas, ou, aguardar o telefonema dos agentes de saúde.

Dircom.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo